Car@s amig@s

A partir de novembro de 2016, os textos e as Fichas de Estudo do Ambiente Virtual de Formação serão publicados apenas no novo site da Arquidiocese de Campinas,

Clique aqui para acessar o site, depois role a barra até encontrar o banner do AVF" A coordenação do AVF.

Wiki

| 13/10/2010 | 1 Comentário

Wiki é um importante recurso colaborativo da web 2.o. Ela  possui estruturas pré-fixadas para a edição de  páginas na web, semelhantes a um simples editor de texto, no qual várias pessoas podem, colaborativamente, produzir  e montar um site com textos,  hipertextos, fotografias e outros, sem ter conhecimentos técnicos de informática. Em função disso, a wiki é  chamada de site social!

O exemplo mais famoso de Wiki é a Wikipédia, uma enciclopédia virtual, construída em mutirão,  que utiliza o software Mediawiki,  de fonte aberta e livre. A Wikipédia permite que qualquer internauta edite  os textos publicados  ou publique sugestões de  novos. Em função desta grande ação colaborativa, a enciclopédia cresce a cada dia  e já reúne, em todo o mundo, 15 milhões de artigos, publicados  em 272 idiomas, os quais podem ser acessados através de um mecanismo de busca próprio do site.  Somente, a   versão brasileira contabiliza no dia de hoje  613.000 de artigos!  Evidentemente, que ninguém assegura que os artigos publicados são fonte de verdade, mas não se pode negar que essa enciclopédia virtual  se tornou referência quando se fala em pesquisa na internet.    Seus artigos despertam a curiosidade, o que é fundamental para alguém se aprofundar num determinado tema.  Além disso, o fato de qualquer pessoa poder editar os artigos, deu origem a um público bastante crítico que está atento para que  erros crassos não passem desapercebidos de suas  páginas. Para colaborar  com a versão brasileira acesse a página de Boas Vindas.

A empresa que desenvolveu esta enciclopédia virtual  criou um projeto para disponibilizar livros, manuais, cursos, tutoriais e textos pedagógicos de conteúdo livre e pedagógico na web,  denominado wikibooks que utiliza a wiki. A versão brasileira  Wikilivros ainda não é muito conhecida, mas já conta com mais de 7000 módulos,  embora a maioria deles ainda aguarda para ser editado.  Este site, ainda, permite que qualquer internauta apresente um projeto de um wikilivro e o escreva parcial ou integralmente.  Para manter estes dois grandes  projetos, que nada pagam a seus colaboradores, foi criada Wikimedia Foundation que administra os donativos para a manutenção de todos os sites.

A wiki é muito usada  por empresas  e profissionais  que desenvolvem trabalhos colaborativos com um objetivo bem especifico e dentro de um determinado tempo. Isso não significa que não seja possível criar uma wiki  mais duradoura. Uma wiki  pode ser pública ou privada. Ela  pode ser organizada através de publicação de páginas como em um portfólio, que são produzidas por uma ou várias pessoas. Como todo o trabalho é realizado através da web, dispensa-se, ou diminui-se, os encontros presenciais.  Tudo o que é produzido é publicado na web em tempo real e o  resultado final pode  se tornar fonte e/ou referência para outros trabalhos.  A wiki  é muito usada na educação, pois além de favorecer produção de materiais através da web, estimula o trabalho interativo entre professores e alunos, contribuindo para a troca de conhecimentos e experiências.

Como a wiki  é um software de fonte livre e aberta que exige conhecimento técnico em seu desenvolvimento e personalização, há vários sites que disponibilizam  estruturas semi-prontas para se montar uma wiki.  Como outros recursos da web 2.o, em  todos os sites que cedem espaço para a criação de wikis,  é preciso criar uma conta para o administrador para nomeá-la,  para convidar outros colaboradores, bem como coordenar os trabalhos colaborativos.  Uma das estratégias das empresas, que dominam este mercado, é conceder gratuitamente espaço de hospedagem, que gira em torno  de 1GB  à 2 GB, para a criação de uma ou mais wikis e, posteriormente, se necessário,  a venda de mais espaços. Há ainda a possibilidade do criador da wiki inserir domínio próprio e retirar as propagandas da wiki. Quase todas elas possuem  tutoriais em texto ou em vídeo que ajudam muito na criação, mas suas interfaces são  bastantes intuitivas, que qualquer pessoa aprende  a usa-lás,  rapidamente. Para quem escolher um wiki que ainda não possui tutorial em português, sugerimos o uso do browser Chrome da Google, que possui um tradutor.

Exemplos de site para criar wikis:

Google Sites. Acesse  a  o tutorial com  vídeo e texto.

Zoho Wiki. Acesse  o tutorial do IGoverno com video.

Wikispaces . Acesse o  tutorial em inglês.

Wetpaint.  Acesse  tutorial em inglês.

Que tal visitar alguns destes sites e dar um “olhadinha” no tutorial? Quem sabe você se anima a criar uma wiki para seu grupo de pastoral, comunidade ou paróquia.

Lembrando, então,  as principais vantagens:

a) O trabalho colaborativo, o que não sobrecarrega ninguém e estimula a corresponsabilidade e a comunhão;

b) A facilidade para produzir um site, bastando conhecimentos básicos de um editor de textos;

c) É gratuita.

Conheça um exemplo de wiki produzida no wikispaces:  Projeto: O Lugar onde Moro

Inscreva-se na  Oficina: Aprendendo a crir Blogs e Wikis para conhecer um pouco mais sobre este recurso tão interessante e para  compartilhar um pouco do que sabe.

Leia mais:

Wiki e a aplicação no ensino

Cultura wiki facilita o processo de educação

Wikis podem aposentar conceito de intranet nas empresas

Pedro Rigolo Filho (pedrorigolo@gmail.com)

Compartilhe esta informação com seus amigos, usando um dos compartilhadores abaixo:

Registre seu comentário

Comentários (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Very useful post. Bookmarked. Thanks for it!

Registre seu comentário