Car@s amig@s

A partir de novembro de 2016, os textos e as Fichas de Estudo do Ambiente Virtual de Formação serão publicados apenas no novo site da Arquidiocese de Campinas,

Clique aqui para acessar o site, depois role a barra até encontrar o banner do AVF" A coordenação do AVF.

“Curta-nos” no Facebook e Colabore com Nosso Projeto!

| 19/10/2010 | 0 Comentário

Conforme já indicamos no post: Redes Sociais: Uma forma de compartilhar amizades e a fé! o Facebook é uma das redes  sociais que mais cresce no Brasil. Após criar seu perfil, qualquer pessoa pode construir sua rede de “amig@s”  ou convidar alguém para fazer parte dela. Como outras redes, nesta, também,  é possível criar grupos ou comunidades temáticas sobre quaisquer assuntos, inclusive sobre os da fé. Esta foi a nossa intenção ao escrevemos aquele post. Indicar que as redes sociais podem, e devem,  ser utilizadas na Evangelização, principalmente, dos jovens, os mais frequentadores desta nova forma de se estabelecer relacionamentos. Lembramos que o papa Bento XVI, em 20o9,  desafiou os jovens a evangelizarem outros jovens através das múltiplas tecnologias (cf.  “Novas tecnologias, novas relações.  Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”).

Para instituições, organismos, e outros grupos o Facebook disponibiliza, ainda, a criação de uma página própria que todos os membros da rede podem se “afiliar”,  fazendo dela um ponto de encontro daquele grupo.

Na página  não há limite para  o número de “amigos” como as páginas de perfil pessoal e/ou de grupo. Como qualquer outra página da web, ela é acessível à qualquer internauta, mesmo que este não seja membro da rede.  Uma pessoa precisará ter um perfil cadastrado, somente se desejar interagir. O ato de aderir qualquer  página é denominado como “curtir” e aquel@ que a “curte”  pode interagir com qualquer membro da rede que curtiu aquela página especifica  e pode usar  todos os recursos dela.  Uma característica da página, que parece ser uma limitação, contribui para fortalecer a proposta da criação da página.  Para compartilhar alguma informação no editor de mensagens ou scrap,  as pessoas precisam acessá-la e, nela, introduzirem a(s) informações. Além disso, ela possui dois outros aplicativos muito interessantes. O primeiro deles, é que tal qual um site, o Facebook disponibiliza, além das tradicionais páginas de notas já conhecidas, páginas avulsas para quaisquer publicações. O segundo é a possibilidade de abrir fóruns de discussão sobre temas livres.

Com todas estas  vantagens, resolvemos criar uma página homônima para promover e divulgar este blog. Mas, não queremos somente isto! Com nossa  página no Facebook, queremos a  valorizar as redes sociais, como um importante recurso de compartilhamento e afirmar que podemos utiliza-lás na Evangelização. Ao criarmos nossa página no Facebook, queremos nos abrir e incluir tantas outras  pessoas que poderão ser indicadas por aquel@s  que curtirem  a nossa página, e que,, ainda, não temos contato.


Também queremos oferecer alguns serviços:

O primeiro é disponibilizar, através do aplicativo Networkedblogs,  o acesso direto aos textos do nosso blog, bastando para isso clicar  o comando Blog, da guia que está no mural da página.  O segundo é oferecer dois espaços de interação e compartilhamento.  Através do aplicativo “Discussões”,  desejamos promover pequenos debates e reflexões. Acesse nossa página,  e procure na guia,o comando “Discussões” clique nele, e você  verá que já abrimos um debate sobre o objetivo da nossa página. Também,  através do Editor de mensagens queremos construir um catálogo de texto, blogs, sites, músicas e vídeos ligados a Evangelização que estão espalhados na internet.

Nossa proposta é a seguinte: Todas as vezes que você encontrar  um site, um blog, uma página, um vídeo ou  uma música que você gostaria de compartilhar com alguém, marque com o botão direito do mouse,  copie, cole no espaço para o link do editor de mensagens (scrap), anexe-o e depois compartilhe-o. Todos os que acessarem a página, poderão conferir as suas sugestões e, ainda, poderão comentar, curtir, compartilhar, promover  e indicar a sua sugestão. Não é simples? Será que vai dar certo? Depende de você?

Depois, num segundo momento,  precisaremos reordenar este material  e classificá-lo, é para isso, precisaremos de ajuda. Se você se interessar em nos ajudar, escreva no espaço reservado para comentários,  desta página,  ou use o próprio editor de mensagem da nossa página no Facebook.

Para conhecer nossa página, clique  no box que está a direita deste post. Ao acessar nossa página na rede social, clique  na palavra curtir que está no lado direito do titulo.

Ah, também, não se esqueça de sugerir nossa página a seus amig@s no Facebook. Procure o  no link “Recomende a seus amigos” que está abaixo do espaço reservado para sua foto.

Registre seu comentário

Registre seu comentário