Car@s amig@s

A partir de novembro de 2016, os textos e as Fichas de Estudo do Ambiente Virtual de Formação serão publicados apenas no novo site da Arquidiocese de Campinas,

Clique aqui para acessar o site, depois role a barra até encontrar o banner do AVF" A coordenação do AVF.

Avaliando a Caminhada

Prezad@s amig@s

Ao aproximar-se o final do ano, apresentamos um pequeno balanço das ações realizadas pelo Projeto de Formação on-line Igreja em Rede e, especialmente, uma breve avaliação do curso “ A WEB e a Evangelização” que está se encerrando nesta semana.

Avaliação do Projeto

No primeiro semestre de 2010, nossas atividades ficaram centralizadas nas atividades da plataforma de formação on-line Ambiente Virtual de Formação (moodle). Nela, foram realizadas a segunda e a terceira oferta do curso A Web e a Evangelização, o Estudo sobre o Vaticano II: A Primavera Interrompida e a Oficina sobre Blog e Wikis.  No segundo semestre, ocorreu a mudança de provedor, a instalação de um novo endereço eletrônico e a reformulação da página do moodle, que passou a ter um layout mais atrativo e moderno. Na nova plataforma, realizamos o Estudo sobre o 7º PPO, a Oficina de Estudos sobre Profeta Jonas, mantivemos aberta a Oficina sobre Blog e Wiki e oferecemos o 4º curso A WEB e a Evangelização. Também, desde o primeiro semestre acontece no A.V.F. o Curso de Aprofundamento da Vocação Laical oferecido pelo Conselho Nacional de Leigos. Contabilizamos, portanto, uma participação de 353 pessoas que participaram das atividades da plataforma de formação on-line.

No mês de agosto dentro do processo de renovação da Assessoria de Imprensa foi criado este site: Ambiente Virtual de Formação: IGREJA EM REDE com três secções: Uma, para a publicação de notícias e informes sobre os cursos oferecidos, outra para artigos formativos, na qual foram publicados 23 textos e uma terceira, ainda inativa, para promovermos formação através de vídeo-conferência e através de chat por áudio.

Ao longo de todo ano, desenvolvemos uma experiência  piloto com um grupo com média de cinco a oito pessoas que reuniram semanalmente através de chat de áudio, utilizando o skipe. O grupo tem avaliado a experiência como muito positiva, o que nos indica que devemos ampliar a experiência em 2011.  Com a instalação da web-radio, pretendemos oferecer, periodicamente,  palestras temáticas  seguidas de chat. Aguardem!

No que diz respeito a formação on-line, avaliamos que as atividades realizadas no A.V.F. foram muito satisfatória, embora o alcance ainda tenha sido restrito. Para 2011, planejamos oferecer espaços virtuais para que os vários organismos formativos possam ofertar cursos aos seus agentes.

Breve avaliação do último curso: O curso “ A WEB e Evangelização”

O curso “A WEB e Evangelização” já existe desde 2009. Ele tem como objetivo principal apresentar a reflexão sobre a web,  definida pelo o papa João Paulo II, o novo areópago da modernidade. Segundo os documentos eclesias a WEB é um dos principais campos da ação evangelizadora para a Igreja do século XXI. Trata-se portanto, de desafiar os cristãos e cristãs à ocuparem este espaço virtual e fermentá-lo com o, e a partir do, Evangelho.O curso tem como objetivo secundário dar a conhecer alguns, dos muitos, recursos interativos da web 2.0 e a sua filosofia.

O resultado deste último curso foi, como os anteriores, uma positiva surpresa com a abertura que o Pontifício Conselho de Comunicação Social tem tratado o assunto através dos vários documentos,  especialmente, com as Jornadas Mundiais da Comunicação Social que acontecem anualmente e com a forma como, progressivamente, os vários organismos eclesiais tem utilizados os meios digitais.

Por ser on-line, o curso possibilitou que pessoas de distantes lugares  pudessem participar dele. Tivemos a presença efetiva de 30 pessoas, porém mais de dois terços destas são de outras 13 dioceses  e inclusive uma da diocese de Santiago de Cabo Verde, no continente africano. A maioria delas está ligada à Pascom (Pastoral das Comunicações) de suas dioceses, paróquias ou comunidades. Isto contribuiu para uma rica troca de experiência pastoral e aprendizado que se realizou através da interação assíncrona nos fóruns e em alguns chats de texto e/ou  por áudio, realizados em momentos comuns. Especialmente neste curso, quatro pessoas criaram ou reativaram blogs pessoais e/ou comunitários São eles: Carismas,  O Senhor é Rei ,  Peregrinos de Santo Antonio e o   Blog do Pe José Borja.

A presença de todos os participantes foi muito enriquecedora, mas duas  foram muito significativas para o grupo. A primeira foi da Rosangela Coral, da paróquia de Santana da cidade de Sumaré. Ela possui limitação visual que lhe obriga utilizar um software que lhe identifica os caracteres digitais e os transforma em “voz” artificial para que ela, escutando, possa ter acesso ao conteúdos digitais.  Desde o início, sua perserverança, disciplina e o desejo de aprender, algo até então desconhecido,  encantou todos os participantes do curso que viram, nela, um exemplo a seguir. Ela é criadora do blog Peregrinos de Santo Antônio.

A segunda presença marcante foi a do padre José Borja, responsável pela Pascom da diocese de Santiago de Cabo Verde.  A presença do primeiro padre em nosso Ambiente Virtual de Formação on-line surpreendeu os leigos que se admiraram em ver um presbítero frequentando um curso ao lado de leigos. A presença e o testemunho de alguém que vive em um continente tão carente e com tantos desafios e, mesmo assim, ainda se preocupa com a comunicação mostrou ao grupo que há muito por fazer em nossas comunidades.

Com isso, avaliamos que os pequenos passos dados no projeto de formação on-line foram muito fecundos. Estamos convencidos que este é um caminho a ser percorrido!

Estamos  confiantes que 2011 seja muito abençoado e que mais pessoas se sintam chamadas a evangelizar através da web.

 

Registre seu comentário

Comentários (13)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Patricia Mendonça de Assis disse:

    Oi, Pedro!

    Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa! São ações como esta que abrem as portas para que a Boa-Nova possa ser ouvida sobre os “telhados do mundo”.
    Aprendi a dar passos decisivos para entrar no espaço da web. A educação e a formação, disponibilizadas por este Curso me colocaram no contexto da realidade virtual, corrigindo muitas formas de pensar e agir.
    Como líder pastoral, entendo que a tecnologia deve estar presente em todas as dimensões missionárias, a partir de uma linguagem que transmita a verdade.

    Abraços,

    Patrícia (RJ)

  2. Lucio Afonso Pereira Oliveira disse:

    Caro Pedro
    faço das palavras da Patrícia as minhas.
    A iniciativa deste curso foi ótima, e você está de parabéns pela forma como conduziu o curso. Desejo que outros possam surgir.

    Parabéns.
    Lúcio (Rio de Janeiro)

  3. Monica Moreira Fonseca disse:

    Olá Pedro.

    Em minha opinião você fez muito mais do que imagina, simploriamente e simbolicamente você plantou as sementinhas neste jardim da Web aos Cristãos, no caso em tela, Católicos, da democracia moderna da Web ao livre arbítrio de Deus, tudo sem perder de vista os princípios Cristãos, tenha convicção, você fez mais do pensa ter feito, você modificou vidas, você deu novas expectativa, novos sonhos…Você provou que Cristo se renova, pode e deve estar presente em tudo que o homem descobre de “novo”, pois para Deus, nada disso é novo, nós é que insistimos em não querer aprender para Cristo, nós é que precisamos aprender sempre, especialmente a ser humanos sempre e em tudo, em qualquer lugar.

    Como diria o saudoso padre Léo, não entreguemos o “mundo” (Web) ao “encardido”, pois tudo no mundo é criado por Deus para o bem do homem e pra servir a Deus, basta apenas o seu povo tomar posse e se fazer presente.

    Arriscou – se corajosamente num mundo novo dentro de uma “pequena” comunidade que insiste em envelhecer e convocou “soldados” para essa “batalha”, a Evangelização na Web, soldados de todas as idades, soldados independente do sexo masculino ou feminino, soldados que fossem apenas soldados e defensores da grande causa, sem acepção de pessoas, apenas de corações, dispostos a participar da grande batalha, conquistar a Web para Cristo e para o bem do próprio homem.

    Fez mais, humildemente e bravamente encarou o desafio, dando liberdade de pensamento, escolha e livre arbítrio, pela capacitação de seus “alunos”, de forma aberta, sem medo de falar a verdade e deixar falar…democraticamente, ou seja, você viveu e passou este novo Universo da Web ao povo de Deus, a inteligência coletiva e a necessidade de combater o individualismo em qualquer lugar onde se encontre.

    Parabéns por tudo o que fez, o que tá feito, tá feito, não tem como mudar, você abriu novos horizontes, deu novos horizontes… É como a parábola do cego que teve os olhos abertos, uma vez abertos, não dá mais para fechar estes olhos, o milagre tá feito, agora o que e como estes olhos que foram abertos vão caminhar, é outra história, o importante, é fazer o milagre de “abrir os olhos do povo de Deus e dar a este povo o direito de escolha

    Entretanto, devo dizer que o desafio de conquistar a Web não terminou, pelo contrário, apenas começou e a luta continua, o desafio permanece.

    Coragem é a armadura que o Cristão atual deve mais que nunca revestir – se bravamente para fazer da Inteligência Coletiva da Web, uma inteligência coletiva Cristã e de amor a humanidade e seu próximo, iniciando a derrocada do império do individualismo para implantação do reinado de Deus, que com certeza não é desse mundo, mas como diz Leonardo Boff e outras correntes liberais, com certeza começa aqui através dos filhos e filhas de Deus.

    Penso que a luta apenas começou, que Deus o ilumine, lhe de coragem e o capacite cada vez mais para tão árdua missão, conquistar a Web para Cristo.

    Mas enfim, quem disse que ai ser fácil? Nem Cristo disse isso aos seus apóstolos.

    Deus te abençoe.

    Fraterno abraço,

    E,

    Obrigada.

    Mônica Moreira

  4. Jose Alvaro Borja disse:

    Caro Pedro, você está de parabéns por ter liderado este processo ‘a imagem do que fez Jesus: SERVO-LIDER. Obrigado porque neste processo voce passou pedagogicamente uma mensagem bem forte,e actual.

    O curso explicitou que os sinais dos tempos ‘neste tempo’ passam pela comunicação através das novas tecnologias e informação e de comunicação, que exigem fermento humanizador-cristão.

    O Pedro, perseverando na dura caminhada de 4 meses de uma forma honesta, iluminada, ao mesmo tempo exigente e suave, renovou o apelo-condiçao inicial de convocar os participantes para a necessidade de reagirem e participarem criticamente no processo formativo. Isto foi e ‘e essencial nesta obra que envolve tecnologia e profundo humanismo. Dualismo harmonizável.

    Fico mais desperto para continuar o processo de educação nesse âmbito da WEB.

    Mais frutos deste curso: a visao positiva da espiritualidade da web, a netiqueta, a redescoberta e a actualização do meu blog, a renovaçao dos conceitos, a revisao dos pronunciamentos da Igreja sobre os mass media e sobre a internet em especial, o incentivo a ler muito mais sobre a WEB, e a escrever mais sobre o assunto. Mais partilha na Web. “Garimpo” mais, e com foco de interesse mais definido.

    Com mais motivacao, vou passar a visao, o valor e a exigencia da Web na evangelizacao aos seminaristas e padres da minha diocese.

    Permitam-me destacar a tenacidade da Rosângela , que foi uma inspiração para mim quando a doença pesou mais e …quase desisti.

    PENSAMENTO FINAL

    Neste Advento, pensei muito mais sobre a bençao e a responsabilidade que temos em termos sido escolhidos para vivermos estas décadas especificas de explosão comunicacional via WEB entre as duas vindas do Senhor. Ele veio um dia na humildade da natureza humana, e virá na sua glória e o seu reino não terá fim. Para isso deve servir a WEB 2, 3 e quantas vierem no tempo. Que transmitam mensagens relevantes capazes de entusiasmar cérebros e mover corações para Jesus e o Seu reino de fraternidade.

    Senhor, só tu és nossa esperança, és nossa libertação. Bom Advento-Natal a todos.

  5. Rosangela Maria Coral disse:

    Caríssimo Padre Jose o senhor que foi para nós um exemplo por estar tão longe mas ao mesmo tão perto só tenho a dizer que o DEUS da vida sempre nos fortalece e não deixa ninguém desamparado o importante é estar sempre atento ao chamado mesmo com as nossas dificuldades na verdade Ele nos convida e nos capacita .

    Vamos enfrente e agradeço pela partilha , nos momentos que nos unimos a oração e a grande amizade que conquistamos durante um período tão importante das nossas vidas.

    Quero deixar aqui a minha gratidão e a minha alegria de poder partilhar e garimpar com os colegas .
    Este curso foi excelente veio justamente de encontro em um momento difícil da minha vida, pois eu sabia que em pouco tempo eu iria deixar de levar a Boa Nova as Comunidades mas neste exato momento apareceu o Curso realmente no Tempo de DEUS e foi uma maravilha !
    Este Curso abriu o leque ,pois eu acreditava que não teria outra coisa para fazer mas engano mesmo com as minhas dificuldades enfrentei um novo desafio mas digo aprendi muito em tão pouco tempo mas tenho muito… ainda para aprender espero que não termine aqui mas continue em outros que virão pela frente .
    Pedro você não é uma gotinha de orvalho que caiu em nossas vidas mas sim um grande Oceano de Sabedoria,
    Paciência,Fé,Didática e uma Luz imensa para ajudar a cada um de nós a crescer na Espiritualidade e nos conhecimentos da WEB juntamente com as sua ferramentas .
    A vocês colegas obrigada por tudo espero que a nossa amizade esteja bem firme para continuar a nossa missão de EVANGELIZADORES .
    Desejo um Feliz e Santo Natal e Sucesso Saúde e Paz em 2011.
    Um abraço
    Rosângela (Sumaré)

  6. Marcia Aparecida Resck disse:

    Oi Pedro,

    e Companheir@s de Curso,

    “[…] importa envidar todos os esforços no sentido de uma generosa evangelização da cultura,” (EN 20)

    Compartilhamos de que ao término deste curso, compreendemos que a Igreja para exercer sua missão de anunciar o Evangelho a todos os povos, não poderá deixar de utilizar os Meios de Comunicação Social como instrumento, sejam os antigos ou os mais modernos como a internet.

    E de uma maneira muito especial você teve a brilhante idéia de gestar o curso “a Web e a Evangelização” e torná-la acessível a nós cursistas, que também o concebemos como um importante instrumento de formação e informação, grande utilidade e abertura, propiciando uma nova cultura de diálogo e amizade, com possibilidades de um novo jeito de evangelizar.

    Acredito que a internet, pela sua característica, oferece possibilidade de divulgação de práticas solidárias que nascem da fé e que pela mobilização pode transformar a sociedade, na grande causa do bem.

    “Como são belas as mãos, os olhos, a imaginação e a criatividade dos mensageiros que anunciam a paz…”

    Grata a você, por mais essa oportunidade, e aos companheir@s de curso pelo tempo que virtualmente estivemos juntos!

    Que continuemos a “navegar nas águas deste mar…”

    Mensagem de Natal prá vocês!

    “Deus se manifestou nascendo,

    A Palavra toma expressão,

    O invisível se faz visível,

    O inatingível se faz palpável,

    O intemporal entra no tempo,

    O filho de Deus se torna Filho do Homem.”

    (S. Gregório Nazareno, Sermão: 38)

    Acolhendo o novo, que ora abraçamos, façamos deste Natal e Ano Novo o melhor de nossas vidas!

    Com um carinhoso e fraternal abraço a tod@s,

    Márcia (Artur Nogueira-SP)

  7. Antonio Gazato Neto disse:

    Caríssimo Pedro:

    Há pouco mais de um ano, eu estava um tanto quanto perdido na caminhada. Portas que se fechavam, muros intransponíveis, meio que desparoquializado, por não concordar com muitas coisas coisas, ou melhor, pela forma com que muitas coisas são feitas na nossa Igreja. De repente, encontrei este espaço na WEB, na primeira versão deste curso. De lá para cá, muitas coisas mudaram. Minha visão de Igreja se ampliou e mesmo a visão do mundo. Passei a ver um pouco melhor, a entender um pouco mais sobre os rumos de nossa Igreja. Além disso, nesta caminhada encontrei muitos irmãos, com os quais também fui aprendendo coisas novas, novos horizontes se abrindo, uma nova realidade se descortinando à minha frente. O primeiro curso da WEB nos levou a um importante estudo sobre o Vaticano II, fato que foi fundamental para a continuação desta caminhada. Fizemos o estudo do Livro de Jonas, também muito profícuo. Enfim, foi extremamente importante tudo isto. Neste ano, eu, pessoalmente, enfrentei uma das maiores provas que acho, um ser humano pode enfrentar, Você sabe a que me refiro. E, vencer esta prova e sair fortalecido na fé, foi uma das virtudes deste trabalho seu, pois através dele obtive forças e um pouco de sabedoria para lidar com a dor. Acho que me tornei uma pessoa melhor, mais compassiva, mais paciente. O ano de 2010 foi coroado com esta última versão do curso WEB II, o qual, apesar dos pesares, contou com uma grande participação de pessoas de várias partes do País.

    Muitos de nós, entre os quais me situo, ficou aquém de suas espectativas, mas posso lhe garantir que o curso foi muitíssimo importante para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, dele participaram.

    A grata surpresa de termos um sacerdote dele participando, por si só, creio que já valeu todo o esforço, pois que o Padre José, na sua humildade, nos mostrou que é possível termos esperança numa renovação da Igreja.

    Enfim, caro amigo, só nos resta lhe agradecer e parabenizá-lo pelo despreendimento, pois sabemos das dificuldades que enfrenta para manter este curso e este espaço do AVF. Quanto ao curso em si, creio que atingiu seus objetivos, pois forneceu a muitos subsídios importantes para para desenvolver seus serviços de evangelização na WEB. Já vimos vários frutos deste trabalho e muitos outros certamente virão.

    Como diz a Márcia Resck: O caminho se faz caminhando. E você, Pedro, está fazendo uma linda caminhada. E, mais importante, levando muitos neste caminho.

    Não sei porquê, um dia você me disse que eu era um homem de Deus. Talvez eu seja um pouquinho. Mas, você sim, pode-se considerar um homem de Deus plenamente. Apesar de tudo, você continua firme e forte no seu ministério.

    Um grande, fraterno e carinhoso abraço.

    Gazato (Campinas)

  8. Amigos da caminhada Patricia, Lúcio, Pe. José, Rosangela, Mônica, Márcia e Gazato

    Agradeço a contribuição de cada um de vocês comentando o texto e fazendo, também, uma avaliação de nossa caminhada. De fato o curso foi bom e muito enriquecido com pessoas de vários e distantes lugares que ao longo dos dois meses e meio compartilharam a vida, o conhecimento sobre a web e a experiência de fé nas comunidades onde vivem.
    Agradeço as palavras de reconhecimento do trabalho que, pouco a pouco, começar a dar frutos. Isto não seria possível sem a presença animadora e encorajadora de vocês.
    Retribuo os votos de Natal e Feliz Ano Novo!
    Que Deus permita que em 2011 possamos nos encontrar novamente através web!
    Obrigado! Pedro.

  9. Eloisa Maria de Oliveira disse:

    Pedro,

    Foi fantástico. Com o pouco tempo que tenho, aprendi muito com vc.

    Já está na hora de começar outro curso, porque até mesmo é inicio de ano, e é mais tranquilo. E estarei dentro desse novo curso. Até mesmo nos preparar para o Multicom.
    Parabéns!

    Imagino que vc e meus amig@s virão para o multicom no Rio e seria interessante se pudessemos nos reunir em um jantar. Que tal?

    Eloisa

    • Oi Eloisa
      Agradeço sua avaliação! Ela se soma a dos colegas. Vamos ver o que conseguimos fazer em 2011. Sobre o Muticom, ainda não tenho clareza se poderei participar, mas sua idéia é muito boa. Sugiro que a partilhemos em nossa página no Facebook e mais para frente poderemos agendar um encontro com que os participarem do evento. Aproveito, para te desejar Feliz 2011 e pedir sua colaboração em nosso projeto!
      Abraços, Pedro.

  10. fachini disse:

    Parabens pelo Projeto Igreja em Rede.
    Participei do Curso A Web e a Evangelização. Foi uma experiência enriquecedoura pessoal e profissionalmente.
    Parabens a toda equipe e a todos os alunos inscritos no curso que proporcionaram reflexões e leituras ótimas.

Registre seu comentário