Car@s amig@s

A partir de novembro de 2016, os textos e as Fichas de Estudo do Ambiente Virtual de Formação serão publicados apenas no novo site da Arquidiocese de Campinas,

Clique aqui para acessar o site, depois role a barra até encontrar o banner do AVF" A coordenação do AVF.

Lançamento do Projeto: Fichas de Estudo

| 28/07/2011 | 4 Comentários

No dia 03 de agosto de 2011 a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, por indicação do próprio Arcebispo Dom Bruno Gamberini, através do Ambiente Virtual de Formação: Igreja em Rede, dará inicio à publicação das Fichas de Estudo, como parte do Projeto Web Arquidiocesano coordenado pela Assessoria de Comunicação, e do projeto de Formação on-line da Coordenação de Pastoral. A inspiração deste Projeto é a publicação  Liturgia em Mutirão, da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.

O objetivo destas Fichas é fornecer subsídios para a formação de agentes de pastoral, das comunidades e paróquias, pastorais e organismos e, de um modo geral, aos fiéis e internautas que acessam as diversas páginas e sites da Arquidiocese de Campinas. Um segundo objetivo é divulgar e popularizar os canais de formação virtuais utilizados pela Arquidiocese para atingir um maior número de agentes.

Este Projeto prevê a publicação de breves reflexões, em forma de Fichas, sobre um tema especifico que poderá ser aprofundado, pessoalmente ou em grupo, através das orientações contidas nos respectivos textos.

Estas Fichas de Estudo, que estão sendo produzidas pela equipe do A.V.F., serão divulgadas quinzenalmente (1ª e 3ª quarta-feira do mês) através do Boletim Linha Direta – Edição de Estudo e publicadas  neste site  possibilitando a impressão e, consequentemente, a discussão presencial nas comunidades, ou através dos espaços interativos virtuais: no Facebook  (http://www.facebook.com/avf.igrejaemrede) ou no site de estudo do Ambiente Virtual de Formação (www.avf.org.br).

O tema do primeiro módulo são as quatro Constituições do ‘Concílio Vaticano II’ em razão do  cinquentenário deste importante evento eclesial (2012 a 2015), e está dividido  em cinco Blocos especificados abaixo, totalizando vinte e duas Fichas de Estudo.

Calendário das publicações em 2011

BLOCO 01 – Tema: Introdução ao Concílio

03 de Agosto: O que é um Concílio?

17 de Agosto: O evento Concílio Vaticano II

BLOCO 02 – Tema: Sacrossanto Concílio

31 de Agosto: Introdução e A Teologia Litúrgica

14 de Setembro: A Formação Litúrgica

28 de Setembro: Sacramentos e Sacramentais

11 de Outubro: Ofício Divino e Ano Litúrgico

26 de Outubro: Música e Arte Sacra

BLOCO 03 – Tema: Lumem Gentium

09 de Novembro:  Introdução e O Mistério da Igreja

23 de Novembro: O Povo de Deus

07 de Dezembro: Uma Igreja Ministerial

21 de dezembro:: Vocação à santidade e índole escatológica da Igreja

28 de Dezembro: A Bem-Aventurada Virgem Maria

No período entre  01 de fevereiro a  06 de junho de 2012 serão publicados os blocos seguintes: 04 – Dei Verbum e 05 – Gaudium et Spes.

Acompanhe, participe  e convide  seus amigos para participarem também!

Se você desejar receber as Fichas através do Boletim Linha Direta – Versão Eletrônica,  envie  um e-mail para asscom@arquidiocesecampinas.com

—————

Compartilhe este texto com seus amig@s, usando um dos compartilhadores abaixo:

Registre seu comentário

Comentários (4)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Vanice Mendonça Massacani dos Santos disse:

    Gostei muito desta iniciativa, pois somos carentes de aprendizado, e agoraquase 50 anos depois temos todos por obrigação e amor nos aprofundarmos neste concilio que mudou toda a historia da igreja, parabens e obrigada pela oportunidade de participação, vou divulgar
    Se possível esclarece melhor a questão das fichas e a forma de obtê-las

    Grande abraço

    Deus te abençoe por mais essa iniciativa

    • Oi, Vanice
      Que bom que gostou da proposta da Coordenação de Pastoral!
      As fichas serão enviadas aos cadastrados no Boletim Eletrônico Linha Direta e postadas neste site. Através da redes sociais, a notícia se espalhará. A interação será livre. As pessoas poderão se reunir com os amigos nos diversos grupos existentes ou poderão participar das discussões on-line no Facebook e em nossa plataforma de formação on-line(http://www.avf.org.br) em um grupo aberto especialmente para isto. Estas informações estarão também nas fichas!
      Att, Pedro

  2. Parabenizo a iniciativa de utilizar a web para divulgar os documentos da Igreja, particularmente os principais que apresentam várias discussões e diretrizes para a vida católica. Que a Paz de Cristo esteja com vcs…

Registre seu comentário