Equipe de Trabalho do A.V.F.


Estes são os amig@s que desde o início apostaram no trabalho de Evangelização através das mídias digitais e perseveram, confiantes, colaborando nas várias publicações que realizamos na WEB, especialmente   no Projeto de Formação:  Fichas de Estudo.

Assim como o povo de Israel que caminhou pelo deserto, muitos, por motivos particulares, tiveram que se afastar dos trabalhos, enquanto outros foram chegando. Hoje nossa equipe conta com as seguintes pessoas: (Você poderá acessar o perfil de cada um deles no Facebook, clicando em seus nomes.)

Aluízio de Oliveira

Bacharel em ciências jurídicas e administrativas aposentado, membro da Paróquia Santa Luzia do Jardim dos Oliveiras, em Campinas. Também já participou de diversas  pastorais, cursilhos e outras atividades afins.  Está ligado ao Ambiente Virtual de Formação desde seu início e participou dos curso on-line  “A Web e a Evangelização” e  “Concílio Vaticano II – a Primavera Interrompida”.  Sempre que pode participa dos chats realizados através do skype e contribui com a equipe de Formação.

Na WEB, me considero um autodidata na busca de crescimento intelectual e de cultura religiosa, que são o  motor de minha vida.

Antonio Gazato Neto

Advogado, casado há 39 anos com Sofia dos Santos Gazato, 3 filhos e 8 netos. Natural de São João da Boa Vista, morando em Campinas desde 1.995, onde passou a frequentar a Paróquia Bom Pastor, no bairro São Bernardo. Se engajou inicialmente na Pastoral do Batismo, auxiliando depois várias outras atividades paroquiais. Desde 1997 atua no ECC – Encontro de Casais com Cristo e, recentemente, no movimento de Cursilhos da Cristandade. Participante do primeiro curso “A Evangelização e a Web”, e de todos os demais já ministrados no AVF. Criou  e mantém um blog e um site dirigido à formação e evangelização, ambos como o título de “Terra de Imaculada”, além de participar de grupos ligados à Evangelização na Mídia Social Facebook.  Atualmente, colabora com as formações do AVF – Ambiente Virtual de Formação da Arquidiocese de Campinas, sob a coordenação do Prof. Pedro Rigolo.

“Dizia o saudoso Papa João XXIII que a Igreja deve estar aberta aos sinais dos tempos e, a WEB é um forte sinal de nosso tempo. Nesse sentido, deve ser aproveitada em todo seu potencial para o serviço de formação e evangelização e é isto o que se propõe no AVF. Formar formadores e evangelizadores e estamos vendo os frutos desse trabalho. De forma que “avançamos cada vez mais para águas mais profundas”.

Márcia Aparecida Resck

Atua na mística da missão na formação de agentes da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Artur Nogueira, na Diocese de Limeira – SP. Sua primeira ligação com a Web foi corajosa! Fez uma graduação EAD (on line) sem nem mesmo saber ligar um computador. Em 2009,  no ‘Ambiente Virtual de Formação (AVF), fez os seguintes cursos: “Evangelização na Web”, “Aprendendo a Criar Blogs e Wikis”,  “Aprofundamento da Vocação Laical (4º Módulo)”, “Formação da Campanha da Fraternidade de 2010 ‘Economia e Vida’, “Estudos sobre o Concílio Vaticano II”, “O Livro de de Jonas” e “O Filho Pródigo”,  e, até então, tem se deixado contagiar pela dinâmica deste inteligente meio de comunicação. Participa com textos e mensagens no Blog ‘Carismas’ , no site e Blog ‘Terra de Imaculada’, no Blog da Paróquia Nossa Senhora das Dores a qual pertence e no Blog ‘Evangelizar na Web’. No Facebook, publica diariamente uma mensagem sobre a espiritualidade do Evangelho do dia (BOA NOVA DO DIA) em seu perfil e no Grupo “A Evangelização na Web”, além de mais dois grupos os quais é uma das criadoras e administradoras: “Conta Gotas” e “Bíblia, Igreja e Fé – Pergunte e Responderemos“.

“Diante desse fenômeno global, que coloca o mundo a um click de nossas mãos, conectando pessoas com inovação, criatividade, interatividade e colaboracionismo é que pastoralmente encontramos a oportunidade de utilizar este click para aqui também evangelizar.”

Maria Lucia Pascoal 

É musicista e professora de música na Unicamp. Participa da Comunidade da Matriz da Paróquia N. Sra. de Fátima (Taquaral), onde coordena a Pastoral da Saúde e um dos grupos de música. Seu  contato com o Ambiente Virtual de Formação:  Igreja em Rede começou em 2010, quando fez o curso on-line “Concílio Vaticano II – A Primavera Interrompida” e passou a conhecer este grupo com o qual tem se dado muito bem e aprendido muito. Desde então, participou e colaborou na produção de de vários estudos, como “Jonas”, “O filho Pródigo” e “ 7o. Plano Pastoral”.  Atualmente, colabora no Facebook nos grupos Conta Gotas, A Evangelização na Web e Bíblia, Igreja e Fé. Além disso, também colabora nos blogs Carismas e Terra de Imaculada.

“Acho fundamental para o nosso trabalho pastoral os estudos que o AVF vem organizando, uma forma eficiente de atuação que o cristão do mundo de hoje não pode ignorar e precisa aproveitar, pois é um caminho que o nosso tempo oferece para a evangelização”.  

Mônica Moreira Fonseca

Mônica Moreira Fonseca, iniciou sua caminhada na Igreja Católica, já na fase adulta, há cerca de 6 (seis) anos atrás, sendo os três primeiros anos dedicados a Iniciação Cristã. Recebeu a Primeira Eucaristia e Crisma, na Catedral  Metropolitana de Campinas – Nossa Senhora da Conceição, pelas mãos do saudoso D. Bruno e logo depois participou do curso de Ministra da Sagrada Eucaristia, coordenado pelo Professor e Diácono Jamil Sawaya. Na sequência ingressou no Curso de Teologia Pastoral da Arquidiocese de Campinas, pelo período de um ano. Atualmente pertence à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Hortolândia/SP, onde atua como ministra da Sagrada Eucaristia e da Palavra, na Pastoral da Saúde, através da visitação domiciliar aos doentes da comunidade local, participando também da Associação dos Leigos Xaverianos do Brasil, sob o carisma da Igreja Missionária. Participante ativa dos cursos do A.V.F, desde sua implantação, criou o o Blog Carismas Católicos, fruto do aprendizado no AVF,  e colabora  nos grupos de estudos do A.V.F, nos grupos do Facebook:  A Web e a Evangelização,  Conta Gotas, Bíblia, Igreja e Fé, Pergunte e Responderemos, Blog Terra de Imaculada.

“Acredito num aprendizado conjunto e constante junto aos amigos, em prol de uma mundo melhor para todos pela formação Cristã e ecumênica via Web, tendo como lema as palavras do Apóstolo Paulo: “Fé, Esperança e Caridade, de todas elas a mais importante, é o Caridade/amor. ( I Coríntios, 13,13).

Rachel L. Abdalla

É Presidente fundadora da Associação Católica Pequeninos do Senhor cujo projeto está implantado em mais de 90 Paróquias e Comunidades em todo o Brasil, além de Angola, Moçambique, Cabo Verde e Canadá com mais de 300 catequistas e 1500 crianças semanalmente (2011). Participa da equipe de Coordenação de Catequese da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Cambuí, em Campinas e ministra um Estudo Bíblico (permanente), e três grupos de Estudo (2011/2012) das ‘Fichas do Concílio Vaticano II’ (AVF). É arquiteta e cursou a Escola de Formação Teológico-Pastoral “Imaculada Conceição”, o Curso on-line “A WEB e a Evangelização”, e ‘Estudo Bíblico’ no site CatólicaNet. Atualiza diariamente o site da Associação Pequeninos do Senhor que tem em média 1.000 visitas diárias, faz gravações no Blaving e postagens diárias das suas mensagens escritas sobre o Evangelho do dia, em áudio e texto no Facebook e no Twitter pessoal e da Associação. No Facebook é uma das criadoras e administradoras do Grupo ‘Bíblia, Igreja e Fé – Pergunte e Responderemos’ e uma das colaboradoras no Grupo ‘Conta Gotas’.
“Vivemos num mundo onde tudo se conecta e fazemos parte da geração imediatista, da era digital, embora carente de tempo, de atenção e de amor. Acredito na evangelização através da WEB porque é uma forma de se aproximar do outro, embora virtualmente, e fazer chegar a Palavra de Deus a centenas e até milhares de pessoas em todos os lugares e a todo instante.”

Pedro Rigolo Filho

É casado com Maria Aparecida. Trabalha na Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Campinas diretamente na formação on-line de agentes de pastoral, é professor de Antropologia Teológica na PUCCamp e, esporadicamente, contribui nas Escolas de Pastoral das Foranias e na Escola de Formação Teológico-Pastoral “Imaculada Conceição” – da Arquidiocese de Campinas. Desde 2006 trabalha com mídias digitais: plataformas de formação on-line (moodle), blogs e sites interativos.

É  o responsável pelo Projeto Igreja em Rede – que criou a plataforma de estudos on-line A.V.F. e este site: Ambiente Virtual de Formação Igreja em Rede. Para a divulgação das atividades do site e também na plataforma on-line, criou a Página de fãs e o grupo ‘A Evangelização na WEB’ no Facebook, além de ser um dos administradores dos  grupos: ‘Conta Gotas’ e ‘Bíblia, Igreja e Fé’.

Desde 2009 está empenhado na montagem e estruturação da equipe que coordena os trabalhos do A.V.F., e nas horas livres tem produzido a customização de blogs e sites.

Gosto muito do termo diaconia da cultura  que o  arcebispo Claudio Maria Celli,  presidente do Conselho para as Comunicações Sociais, usou para definir a missão da Igreja no “continente digital” , ou como definia o papa João Paulo II, “o  areópago  dos tempos modernos”.  A WEB pode ajudar muito na construção e na efetivação das redes de comunidades, mas  a Igreja  tem a missão de ser, na Web, uma presença  Evangelizadora que seja animadora e plena de esperança na modernidade.

Se desejar integrar este equipe, entre em contato conosco, [clicando aqui] 

01/10/2011

 

 

Bookmark and Share